sábado, 31 de outubro de 2009

Por aí… #1 “Paranormal Activity”



Esqueça o sentido que a palavra medo tinha nos pôsteres dos filmes terror que você via no cinema. Tentou esquecer? Pronto. Agora posso começar a escrever a respeito de Paranormal Activity, filme do diretor israelense Oren Peli.

Quem não se lembra de ficar sozinho em casa e sentir presenças estranhas, ruídos misteriosos, objetos com vida própria, enfim, medo de assombrações? Pois bem, é a partir desse ponto que todo o terror de Paranormal Activity se desenvolve.



Um casal de noivos está vivendo feliz numa casa recém adquirida em um subúrbio americano. Ele, um compositor, ela, uma professora de espanhol. Tudo seria normal não fosse  estranhos acontecimentos ao cair da noite. Portas mexendo-se sozinhas, passos, barulhos estranhos. É nesse momento que o protagonista masculino decide comprar uma boa câmera e filmar o que pode estar acontecendo. E as coisas acontecem. Tradicionais cenas de objetos se movendo sozinhos, ruídos assombrosos vindo da sala escura e eletrônicos ligando sem ninguém ter apertado botões ganham um clima ainda mais assombroso com a filmagem caseira do diretor Peli. Os atores anônimos, talentosíssimos, conseguem aterrorizar com suas expressões realistas e casuais, nos fazendo muitas vezes acreditar que se trata de uma fita caseira real.


Bastaram UR$11 mil e mentes criativas para que seus idealizadores botassem a idéia na telona e criassem a produção mais comentada do ano. Para se ter uma idéia, somente no Twitter, famosa rede de microblogs, o filme ainda hoje é citado por milhões de pessoas em todo mundo, tamanho rebuliço que o filme tem causado. E não é a toa, desde “A Bruxa de Blair”, filme que inaugurou a onda de longas em câmera caseira nos anos 90, não se via uma produção a altura. E não falo de centímetros, mas quilômetros! Paranormal Activity é, sem dúvidas, um dos filmes mais perturbadores da década.
Mas o paranóico leitor se pergunta: Será? Bem, o filme já está na internet há tempos, se quiser tirar a prova, basta fazer o download e apreciar esta obra prima do horror. E não lhes culpo, adoráveis pupilos, se depois da assistir vocês arrastarem colchões para perto dos pais. Afinal aquele ruído misterioso nunca mais será o mesmo.

Paranormal Activity estréia no Brasil dia 4 de Dezembro pela Play Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentarios desnecessários também são bem-vindos

Valem a pena.