CINEMON à Distrito 9
A obra, um misto de documentário e ficção, usa um futuro próximo como plano de fundo para uma história de convivência entre alienígenas e seres humanos. Essa convivência se dá após uma nave espacial gigantesca literalmente encalhar sobre a cidade sul-africana Johanesburgo, causando uma acidental invasão de alienígenas sobre o lugar. Logo humanos e aliens passam a entrar em conflito e nasce no local um apartheid 2.0, onde os oprimidos são os extraterrestres, confinados em favelas periféricas e subordinados ao domínio de uma organização similar a ONU.
Os visitantes, aliás, no filme do diretor sul-africano Neill Blomkamp (co-produzido por Peter Jackson), abandonam o estereotipo de cabeçudos frágeis e sanguinários para assumirem o formato de camarões gigantes sobre duas pernas e inteligência a baixo da média para padrões terrestres. E é nesse momento que o filme chama a atenção pela genialidade.
Roteiros de filmes que envolvem alienígenas muitas vezes apelam para clichês típicos do gênero, como a supremacia alienígena sobre os seres humanos, planos diabólicos de invasão e pessoas indefesas diante dos invasores de outro planeta. Em “Distrito 9”, porém, os aliens são tão ignorantes e rudimentares quanto nós seres humanos, e, portanto, suscetíveis à dominação e à violência que os filmes clássicos do gênero sempre tentaram associá-los.
Não estranhe se no meio da projeção você começar a odiar os personagens humanos e adotar o alien principal como herói. Tudo em “Distrito” foi pensado para refletir. Afinal, o longa nada mais é que uma analise crítica e minuciosa da sociedade não só sul-africana como mundial. Diante das diferenças, isolamos e repudiamos. As vítimas dessa vez são os aliens. A ficção científica nunca foi tão real.
TRAILER:
AMASSON à Hanna Montana: O Filme (DVD)
Miley Cyrus tem sua própria série de TV. Seu próprio álbum. Seu próprio filme para o cinema. O que falta para essa garota cabeçuda e de voz rouca conseguir? Talvez ganhar espaço no aparelho de DVD de sua casa. Chame a namorada ou o namorado para conferir a inacreditável história de Hanna, uma pop estar divida entre o mundo das celebridades e a vida pacata como Miley, a verdadeira identidade que esconde do mundo.
Claro, o filme não importa, pois ao som de “The Climb”, trilha sonora do filme e hit #1 nas paradas americanas, companheiras e companheiros não se renderão aos amassos e distrações sexuais quaisquer. Abuse da pipoca e do refrigerante e curta bem a companhia, quem sabe, ao final, o aluguel valha a pena.
Aos fãs mais afoitos, o DVD está disponível nas melhores lojas desde o dia 1º de Setembro.
TRAILER: